khoisan - определение. Что такое khoisan
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое khoisan - определение

Hotentote; Bosquímano; Boximane; Khoikhoi; Khoi; Boxímanes; Hotentotes; Bosquímanos; Khoi-Khoi; San (povo); Khoi Khoi; San (língua); Coissã; Khoi-San; Coisã; Coisãs; Raça capoide; Khoisan
  • Mapa étnico de Angola em 1970 (áreas onde se encontram núcleos populacionais sãs marcadas a vermelho-escuro)
  • 220px

bosquímano         
adj +sm (hol boschjeman) O mesmo que boximane.
boximane         
adj m+f (hol boschjeman) Etnol Relativo aos boximanes ou às línguas por eles faladas s m+f
1 Pessoa dos boximanes.
2 Língua dos boximanes
sm pl Raça de nômades caçadores da África meridional, agora confinada principalmente no deserto de Calaári. São de pequena estatura, têm pele coriácea, amarela, face triangular chata, muitas vezes desenvolvimento excessivo de gordura sobre as nádegas, especialmente nas mulheres, e baixa capacidade cranial.
hotentote         
adj Etnol Que diz respeito aos hotentotes, povo da África meridional, ou ao seu país
s m+f Indivíduo desse povo
sm A língua dos hotentotes.

Википедия

Coissãs

Coissã ou coisã (khoisan) é a designação unificadora de dois grupos étnicos do sudoeste de África que partilham algumas características físicas e linguísticas distintas da maioria banta da África. Esses dois grupos são os sãs, também conhecidos por bosquímanos ou boximanes e que são caçadores-coletores, e os cóis, que são pastores e que foram chamados hotentotes pelos colonizadores europeus. Aparentemente, estes povos têm uma longa história, estimada em vários milhares (talvez dezenas de milhares) de anos, mas agora estão reduzidos a pequenas populações, localizadas principalmente no deserto do Calaári, na Namíbia, mas também no Botsuana, em Angola e no deserto do Carru.

São normalmente de pequena estatura, cor da pele acastanhada e com rostos de aparência asiática.

É no seu seio que surge uma reconhecida força especial indígena portuguesa, conhecida como Flechas, criada 1966 pela PIDE/DGS e com quem estavam integrados como organização paramilitar, em que o seu modo de atuação em operações de reconhecimento independentes era pautado pelo espartanismo e a discrição. Este conceito de utilização operacional será copiado pelas forças armadas da África do Sul, a quem este povo prestou colaboração, pelo que será dramático mais tarde o quase desaparecimento deste com a cessação geral do conflito pela Independência de Angola, pela perseguição que lhe foi feita pelo MPLA, e no Sudeste Africano nos finais de 1980.